
Disfunção da atm, dtm e dores orofaciais
• O que é dor orofacial?
Dor orofacial pode ser definida como uma dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral, oq eu chamamos de região orofacial. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos. Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo disfunções temporomandibulares (DTMs) .
• O que é DTM?
DTM é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a ATM e estruturas associadas, ou ambas. Os sintomas da DTM pode ser: dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.
• O que pode causar DTM?
A causa da DTM é reflexo de outros problemas bucais que fazem com que os músculos da ATM trabalhem mais para compensar as falhas. A fadiga do músculo altera toda a função mastigatória, causando a dor e desconforto. Mordida instável, dentes perdidos, mau alinhamento dentário, apertamento e/ou rangido dos dentes (também conhecido como bruxismo), trauma na cabeça ou no pescoço e má postura podem causar problemas de DTM .
• O que eu posso fazer para tratar a DTM?
A maioria dos casos de DTM pode ser tratada com repouso das articulações e os músculos mastigatórios, o que pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas como: a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis.
Em alguns casos de DTM, o paciente pode ter melhor com manobra simples como adoção de dieta com alimentos macios, exercícios físicos para os músculos da mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias e controle do apertamento dentário. Em contrapartida, em casos complexos de DTM é necessária a intervenção cirúrgica.
• A DTM é permanente?
A DTM permanente é uma condição episódica que pode ocorrer em fases de muito stresse ou após um trauma físico ou emocional. É essencial que nestes casos o paciente procure por tratamento com seu dentista, para que a dor da DTM não se torne crônica, o que torna o tratamento muito mais difícil.
• O que é o bruxismo?
Bruxismo é uma atividade danosa ao sistema mastigatório que provoca o apertamento ou rangido dos dentes enquanto o indivíduo está acordado ou dormindo. O bruxismo pode gerar desgaste dos dentes, dor muscular ou causar ATM, entre outros problemas. Indivíduos com dentes desgastados, portanto, necessitam de uma avaliação para verificar se possuem quadro de bruxismo ativo e se há necessidade de tratamento. Alguns medicamentos podem induzir ou agravar essa situação.
• O que é ATM?
ATM é a abreviatura de "Articulação Temporo Mandibular" . Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.
• Qual é a principal característica de um paciente que tem problema de ATM?
O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido (clique) por si só, já traduz problemas nas ATMs.
• Quais as principais causas dos problemas de ATMs?
Acredita-se que o fator principal da disfunção das ATMs, seja a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o "stress", os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se, havendo diferentes pesos no julgamento de quem é o agente iniciador da disfunção da ATM.
Vale lembrar que toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para sua ocorrência. O fator principal deve ser acompanhado dos fatores que contribuem, modificam ou perpetuam a doença. Com a ATM não seria diferente.
• Por que acontece o estalido (clique) nas ATMs?
Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amolar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando trauma e desgastes prematuros.
Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares comuns, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc..
• Por que o problema de ATM pode causar dor de cabeça?
As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, não são propriamente de cabeça, mas sim são dores nos músculos que envolvem a cabeça. E essas dores podem como causa: posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao "stress", que normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.
• Por que o problema de ATM pode causar dor de ouvido?
A ATM e ouvidos estão localizados muito próximo um do outro. E isso pode confundir o paciente sobre o a origem da dor. As dores de ouvidos causadas pelas disfunções de ATM não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.
• Existe relação entre dentes e ATM?
Sim. O encaixe dos dentes é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. O encaixe dos dentes de maneira irregular traz conseqüências para as ATMs. O ideal é que pessoa possua uma oclusão harmônica e bem posicionada, para se obter uma articulação saudável.
• Qual é o tratamento indicado?
O tratamento para ATM é promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover os fatores que possam estar associados ao problema .
• Quais são as conseqüências do não tratamento?
A ATM ( disfunção temporomandibular) é uma doença progressiva. Não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal são tratamentos precoces para se obter melhores soluções e resultados.